Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2134
Título: Aplicação da teoria da cegueira deliberada no ordenamento jurídico brasileiro.
Autor(es): Silva Júnior, Joel Batista da
Orientador(es): Milhomem, Flavio
Palavras-chave: Direito Penal;Culpa, Autoria;Culpa, Elementos;Teoria da Cegueira Debilitada;Crime, Lavagem de Dinheiro
Editor: IDP/ EDB
Citação: SILVA JUNIOR, Joel Batista da. Aplicação da teoria da cegueira deliberada no ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: IDP/EDB, 2015. 50f. - Monografia (Graduação). Instituto Brasiliense de Direito Público. Escola de Direito de Brasília.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema: A aplicação da Teoria da Cegueira Deliberada no Ordenamento Jurídico Brasileiro. O objeto de estudo neste trabalho é a possível aplicação da aludida teoria nos delitos nacionais, pois ela equipara o desconhecimento voluntário com o conhecimento pleno acerca de um delito anterior. O objetivo principal desse estudo é pesquisar materiais teóricos e bibliográficos a respeito da origem e aplicação da teoria em outros países a fim de verificar eventuais prejuízos ao sistema penalista brasileiro. Este estudo é importante, pois sua aplicação desmedida pode ocasionar uma ampliação do elemento subjetivo do dolo, ou até mesmo responsabilidade penal objetiva. Ou seja, são necessários estudos para conhecer melhor a Cegueira Deliberada a fim de se equiparar com o dolo eventual. Para o Direito Penal é imprescindível estudar este tema, porquanto a conduta é elemento fundamental dos crimes, e assim é preciso ter cuidado sobre a importação de teorias para o sistema jurídico nacional. A metodologia de estudo será uma pesquisa de caráter qualitativo, com abordagem bibliográfica e documental a respeito das categorias centrais deste estudo, por meio de livros, artigos, revistas, entre outros. O período de coleta de dados foi de abril a novembro de 2015.
Descrição: Monografia apresentada ao Curso de Graduação em Direito como requisito parcial para obtenção do título de Bacharel em Direito, da Escola de Direito de Brasília – EDB.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/2134
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Joel Batista da Silva Junior.pdf395.57 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.