Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2367
Título: Governança para resultados na administração pública: uma autoavaliação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal
Autor(es): Bomfim, William Augusto Ferreira
Orientador(es): Martins, Humberto Falcão
Palavras-chave: Administração Pública;Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal - CBMDF;Gestão
Editor: IDP/EAB
Citação: BOMFIM, William Augusto Ferreira. Governança para resultados na administração pública: uma autoavaliação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal. Brasília: IDP/EAB, 2017. 81 f. - Dissertação (Mestrado). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo tem como escopo analisar em que extensão o modelo de gestão do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) é voltado para o alcance de resultados, caracterizando-se, assim, o nível de maturidade da Corporação em Governança para Resultados. Para tanto, essa pesquisa baseou-se na revisão de literatura pertinente, em especial, no que se refere à perspectiva geral da governança contemporânea e as tendências do estilo de governança pública para resultados brasileira. Caracterizou-se também a estrutura organizacional e administrativa do CBMDF. O universo da pesquisa é composto pelos órgãos de Direção Geral, Direção Setorial, órgãos de apoio e órgãos de execução, abrangendo uma amostra total de 70 respondentes. Foi utilizado como Instrumento para coleta dos dados o Questionário de Autoavaliação de Modelo de Governança para Resultados de Martins e Marini (2010). Os resultados apontam para um modelo de Governança para Resultados do CBMDF em nível intermediário, o que demonstra os esforços implementados para a construção de uma Agenda Estratégica, Alinhamento de Estruturas e o Sistema de Monitoramento e Avaliação.
Abstract:The present study analyzes to what extent the management model of the Military Fire Department of the Federal Distric - CBMDF can be characterized as performance governance. To do so, this research was based on the relevant literature review, especially regarding the general perspective of contemporary governance and the trends of the style of public governance for Brazilian results. The organizational and administrative structure of the CBMDF was also characterized. The research universe is composed of the bodies that make up the General Direction, the Sectorial Direction, the support organs and the operational organs, in a total sample of 70 organs. The Self-Assessment Questionnaire for Performance Governance was used as an Instrument for data collection. (MARTINS; MARINI, 2010). The results point to a CBMDF Performance Governance model at the intermediate level, which demonstrates the efforts made to build a Strategic Agenda, Structural Alignment and Monitoring and Evaluation System.
Descrição: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre ao Programa de Mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/handle/123456789/2367
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ William Augusto Ferreira Bomfim.pdf1.71 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.