Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2400
Título: O modelo centralizado de compras como potencializador da melhoria dos processos de aquisições: estudos de caso da central de compras do Distrito Federal
Autor(es): Araújo, Grice Barbosa Pinto de
Orientador(es): Lemos, Leany Barreiro de Sousa
Palavras-chave: Administração Pública;Compras Públicas
Editor: IDP/ EDB
Citação: ARAUJO, Grice Barbosa Pinto de. O modelo centralizado de compras como potencializador da melhoria dos processos de aquisições: estudos de caso da central de compras do Distrito Federal, Brasília: IDP/EDB, 2017, 85f. Dissertação(Mestrado) Instituto Brasiliense de Direito Público
Resumo: Nos dias atuais, a simples aplicação correta dos recursos públicos não basta para atingir um bom resultado. É necessário que o Governo e seus gestores envidem esforços para que os escassos meios disponíveis sejam empregados de forma eficiente e eficaz, buscando, para isso, suporte em modelos de gestão que possam trazer melhores resultados para a Administração. Este estudo tem como objetivo analisar o modelo de compras utilizado pela Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão do Distrito Federal, como órgão central de compras e de caráter normativo, permitindo assim, diagnosticar a atual situação do modelo adotado. A metodologia adotada baseou-se em um estudo de caso, auxiliado por meio de uma observação participativa, possibilitando-se captar uma variedade de situações, às quais seriam inacessíveis por meio de simples questionamentos aos servidores, bem como na coleta de dados primários em sistemas institucionais, complementada por meio de pesquisa bibliográfica e documental. Como resultado, apurou-se a identificação de caraterísticas do modelo parcialmente centralizado.Tornando-se necessário ainda uma redefiniçao de processos e procedimentos embasados em sistemas integrados para execução e gerenciamento de todo o ciclo de compras com a identificação dos resultados alcançados.
Abstract:Nowadays, the simple correct application of public resources is not enough to achieve a good result. It is necessary that the Government and its managers make efforts so that the limited resources available are used efficiently and effectively, seeking to do so, support in management models that can bring better results to the Administration. This study aims to analyze the purchasing model used by the Department of Planning, Budget and Management of the Federal District, as the purchase central organ and normative character, thus allowing to diagnose the current situation of their models. The methodology adopted was based on a case study, aided by a participatory observation, allowing to capture a variety of situations, which would be inaccessible through simple queries to servers, as well as in the collection of primary data in institutional systems, added by bibliographical and documentary research. It is also necessary to redefine processes and procedures based on integrated systems to execute and manage the entire purchasing cycle with the identification of the results achieved.
Descrição: Dissertação apresentada como parte dos requisitos para obtenção do título de Mestre ao Programa de Mestrado em Administração Pública do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/handle/123456789/2400
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Grice Barbosa Pinto de Araújo_ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA_2017.pdf2.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.