Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2426
Título: Prisão domiciliar como medida garantidora dos direitos das crianças que estão no cárcere com suas mães
Autor(es): Oliveira, Rafaela Costa e Silva
Orientador(es): Vieira, Cristiane Damasceno Leite
Palavras-chave: Arresto domiciliar;Prisão domiciliar;Direitos da criança;Crianças encarceradas;Mulheres encarceradas
Editor: IDP/ EDAP
Citação: OLIVEIRA, Rafaela Costa e Silva. Prisão domiciliar como medida garantidora dos direitos das crianças que estão no cárcere com suas mães. Profa. Esp. Cristiane Damasceno Leite Vieira. Brasília: IDP, 2017. 53 f. Monografia (Graduação em Direito). Instituto Brasiliense de Direito Público. 2017.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar a viabilidade de adoção da prisão domiciliar como medida garantidora dos direitos das crianças que estão no cárcere com suas mães, levando em consideração a falta de estrutura dos presídios brasileiros. No decorrer da pesquisa será analisado os fundamentos jurídicos que viabilizem adoção dessa medida, sempre com vistas à proteção integral dos direitos do menor, assim como seu sadio desenvolvimento. Destaca-se que esta proteção integral e absoluta deve nortear o legislador brasileiro na formulação de políticas públicas voltados ao público infantil, pois toda criança apresenta vulnerabilidade às ingerências dos adultos, por sua peculiar condição de ser em desenvolvimento. Para tanto, a metodologia utilizada foi de pesquisa doutrinária e jurisprudencial, bem como da legislação existente acerca do tema, a fim de se demonstrar o alegado.
Abstract:El presente trabajo tiene como objetivo principal analizar la viabilidad de la adopción del arresto domiciliario como medida garantizadora de los derechos de los niños que están en la cárcel con sus madres, teniendo en cuenta la falta de estructura de los presidios brasileños. En el curso de la investigación se analizarán los fundamentos jurídicos que viabilicen la adopción de esta medida, siempre con miras a la protección integral de los derechos del menor, así como su sano desarrollo. Se destaca que esta protección integral y absoluta debe orientar al legislador brasileño en la formulación de políticas públicas dirigidas al público infantil, pues todo niño presenta vulnerabilidad a las ingerencias de los adultos, por su peculiar condición de ser en desarrollo. Para ello, la metodología utilizada fue de investigación doctrinal y jurisprudencial, así como de la legislación existente sobre el tema, a fin de demostrar lo alegado.
URI: http://dspace.idp.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2426
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_Rafaela Costa e Silva Oliveira_2017.pdf805.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.