Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2779
Título: Aplicação do princípio da supremacia do interesse público nos acórdãos do Tribunal de Contas Da União sobre relações patrimoniais em contratos administrativos
Autor(es): Teixeira, Brenda de Paula
Orientador(es): Monteiro Neto, José Trindade
Palavras-chave: Princípio da Supremacia do Interesse Público;Contratos administrativos;Relações patrimoniais;Tribunal de Contas da União
Editor: IDP/EAB
Citação: TEIXEIRA, Brenda de Paula. Aplicação do princípio da supremacia do interesse público nos acórdãos do Tribunal de Contas Da União sobre relações patrimoniais em contratos administrativos. 2020. 36 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente artigo almeja compreender de que modo o Tribunal de Contas da União utiliza o princípio da supremacia do interesse público nos acórdãos que versam sobre as relações patrimoniais decorrentes de contratos administrativos. Apesar de o princípio ser usualmente citado pela doutrina e jurisprudência, ainda há uma certa complexidade quanto à sua definição e em que situações ou circunstâncias tal princípio pode ser aplicado. O Tribunal de Contas da União utilizou o referido princípio em diversas decisões na temática de relações patrimoniais oriundas de contratos administrativos. O presente artigo buscou, desse modo, compreender qual conteúdo foi dado à referida norma a partir da interpretação do Tribunal de Contas da União, e se a atuação da Corte está mais relacionada com o que dita a doutrina tradicional de Direito Administrativo ou a doutrina moderna.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2779
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _BRENDA DE PAULA TEIXEIRA _DIREITO_2020.pdf419.29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.