Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2792
Título: Perspectivas do cabimento da reclamação constitucional para garantia da autoridade das decisões definitivas firmadas em recurso extraordinário com repercussão geral
Autor(es): Rodrigues, João Marcelo Xavier
Orientador(es): Mendes, Gilmar Ferreira
Palavras-chave: Reclamação;Recurso extraordinário;Repercussão geral;Jurisdição constitucional;Direitos fundamentais
Editor: IDP/EAB
Citação: RODRIGUES, João Marcelo Xavier. Perspectivas do cabimento da reclamação constitucional para garantia da autoridade das decisões definitivas firmadas em recurso extraordinário com repercussão geral. 2020. 35 f. Artigo (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: Com a constitucionalização da reclamação para a garantia da autoridade das decisões do Supremo Tribunal Federal, passou-se a discutir as hipóteses de seu cabimento diante da cultura brasileira de desrespeito aos precedentes. A partir do sistema judicial brasileiro, busca-se examinar, à luz do direito processual e constitucional, as perspectivas do uso da reclamação no desenvolvimento da jurisdição constitucional, concluindo-se que o cabimento do instituto, para garantir a observância às decisões definitivas firmadas em sede de recurso extraordinário com repercussão geral, é necessário para conferir efetividade aos direitos fundamentais.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2792
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _JOÃO MARCELO XAVIER RODRIGUES _DIREITO_2020.pdf371.77 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.