Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2812
Título: A inconstitucionalidade da aplicação da teoria da cegueira deliberada no ordenamento jurídico brasileiro
Autor(es): Teodoro, Renan Carvalho
Orientador(es): Freiria, Marcelo Turbay
Palavras-chave: Teoria da Cegueira Deliberada;Teoria do Dolo;Princípio da Legalidade;Responsabilidade Penal Subjetiva;Princípio da Presunção de Inocência;Analogia in malam partem;Instituto do erro de tipo
Editor: IDP/EAB
Citação: TEODORO, Renan Carvalho. A inconstitucionalidade da aplicação da teoria da cegueira deliberada no ordenamento jurídico brasileiro. 2020. 43 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2020.
Resumo: O presente trabalho visa perquirir a viabilidade e constitucionalidade da importação e aplicação da chamada teoria da cegueira deliberada, também conhecida como teoria da ignorância deliberada ou willful blindness, perpassando por uma breve recapitulação quanto aos preceitos da teoria do crime, tipicidade e do dolo, demonstrando as similitudes e divergências entre os sistemas de common law e de civil law, vez que a referida doutrina tem seu embrião no direito anglo-saxão, o qual possui como idiossincrasia seu caráter consuetudinário, para, ao final, esmiuçar as contraposições das principais características da doutrina com o ordenamento jurídico pátrio. Nessa vereda, notar-se-á que a teoria da cegueira deliberada abalroa com notórios preceitos legais, como o princípio da legalidade, o princípio da presunção de inocência, a responsabilidade penal subjetiva e o instituto do erro de tipo.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2812
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC _RENAN CARVALHO TEODORO _DIREITO_2020.pdf801.26 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.