Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2915
Título: Honorários advocatícios sucumbenciais no processo do trabalho e acesso à justiça
Autor(es): Santos Filho, Francisco Washington Bandeira
Orientador(es): Côrtes, Osmar Mendes Paixão
Palavras-chave: Direito Processual do Trabalho;Reforma Trabalhista;Honorários advocatícios sucumbenciais;Acesso à justiça;Gratuidade de Justiça;Assistência judiciária gratuita;Dignidade humana;Devido processo legal;Constitucionalidade
Editor: IDP/EAB
Citação: SANTOS FILHO, Francisco Washington Bandeira. Honorários advocatícios sucumbenciais no processo do trabalho e acesso à justiça. 2020. 112 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: A Lei nº 13.467/17, denominada Reforma Trabalhista, inseriu no sistema processual trabalhista, de modo inovador, regramento específico para o tema dos honorários advocatícios de sucumbência. Com ele, adveio a previsão, constante do §4º do art. 791-A, da CLT, da possibilidade de utilização de créditos judiciais obtidos pela parte sucumbente beneficiária da justiça gratuita, inclusive oriundos de outras ações, para pagamento de honorários advocatícios. O presente trabalho tem por objeto central a análise da constitucionalidade dessa novel previsão legal, à luz do direito fundamental ao acesso à justiça. Para tanto, será feita inicialmente uma exposição conceitual dos dois institutos cotejados. Quanto aos honorários advocatícios sucumbenciais, serão abordados sua natureza jurídica, finalidades e as teorias que tratam da responsabilidade pelo seu pagamento. No tocante ao acesso à justiça, serão trabalhadas suas classificações/manifestações; as ondas renovatórias de Cappelletti e Garth, especialmente em relação aos conceitos de gratuidade de justiça e assistência judiciária gratuita; bem como os princípios constitucionais correlacionados da dignidade humana e devido processo legal. Em seguida, far-se-á um panorama do cabimento dos honorários advocatícios sucumbenciais no processo do trabalho antes e depois da Reforma Trabalhista, além de sua normatização no processo civil e das diferenças existentes. Por fim, o tema central da pesquisa será analisado a partir das ideias já desenvolvidas e da discussão sobre a teleologia do dispositivo legal em comento, para então se propor duas soluções ao problema de pesquisa: uma leitura constitucional da norma questionada ou sua inconstitucionalidade parcial em abstrato.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2915
Aparece nas coleções:Mestrado Interinstitucional em Direito (Minter)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ FRANCISCO WASHINGTON BANDEIRA SANTOS FILHO_MESTRADO EM DIREITO_2020.pdf806.8 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.