Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2959
Título: O fundo constitucional de garantia do tempo de serviço e o FGTS instituído pela legislação ordinária
Autor(es): Cruvinel Filho, Neilton
Orientador(es): Freitas Filho, Roberto
Palavras-chave: FGTS;Fundo de garantia;Empréstimo compulsório;Garantia constitucional do trabalhador;Inconstitucionalidade
Editor: IDP/EAB
Citação: CRUVINEL FILHO, Neilton. O fundo constitucional de garantia do tempo de serviço e o FGTS instituído pela legislação ordinária. 2019. 134 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho analisa o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço em sua conformação na Constituição Federal de 1988, confrontando o instituto com as disposições infraconstitucionais, de modo a identificar sua natureza jurídica a partir da hipótese de que se trata de um empréstimo compulsório sobre o trabalhador, o qual pode ser inconstitucional. A pesquisa é também de elementos quantitativos, e investiga a evolução, a implantação e os resultados obtidos pelo FGTS, comparados com os objetivos de sua criação.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2959
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_ NEILTON CRUVINEL FILHO_2019.pdf4.75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.