Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3176
Título: A utilização do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Conselho Nacional de Justiça como instrumento para auxiliar na prevenção e na desjudicialização do poder judiciário
Autor(es): Souza, Paula Ferro Costa de
Orientador(es): Pinheiro, Guilherme
Palavras-chave: Conselho nacional de justiça;Agenda 2030;Laboratório de inovação;Inteligência e objetivos de desenvolvimento sustentável;Prevenção;Desjudicialização
Editor: IDP/EAB
Citação: SOUZA, Paula Ferro Costa de. A utilização do Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS) do Conselho Nacional de Justiça como instrumento para auxiliar na prevenção e na desjudicialização do poder judiciário. 2021. 129 p. Dissertação (Mestrado em Direito) Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho objetiva demonstrar se o Laboratório de Inovação, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (LIODS), do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), funciona como instrumento para auxiliar o Poder Judiciário na prevenção de conflitos e na desjudicialização. A metodologia utilizada foi a de revisão de bibliografia para analisar a posição do CNJ no Poder Judiciário, especialmente no que concerne ao seu papel de formulador de Políticas Judiciárias; análise documental, a partir de consulta da fonte primária da informação, obtida através de acesso ao sítio eletrônico do CNJ, com vistas a demonstrar como a Agenda 2030 foi integrada ao Judiciário, como uma iniciativa inédita; e estudo de caso, para avaliar se os laboratórios realizados pelo LIODS contribuem para a comprovação da hipótese inicialmente delimitada.
Abstract:This work intends to demonstrate whether the Laboratory of Innovation, Intelligence and Sustainable Development Objectives (LIODS), of the National Council of Justice (CNJ), works as an instrument to assist the Judiciary in preventing conflicts and de-judicialization. The methodology used was a bibliography review to analyze the position of the CNJ in the Judiciary, especially with regard to its role as a formulator of Judicial Policies; documentary analysis, based on consultation of the primary source of information, obtained through access on the CNJ website, in order to demonstrate how the 2030 Agenda was integrated into the Judiciary, as an unprecedented initiative; and a case studies, to assess whether the laboratories carried out by LIODS contributed to proving the initially delimited hypothesis.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3176
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento - São Paulo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_PAULA FERRO COSTA DE SOUSA_MESTRADO EM DIREITO.pdf1.89 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.