Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3442
Título: Mães no cárcere: as interseccionalidades que sobrepõem suas identidades sociais e reforçam a seletividade classista e racial do sistema punitivo brasileiro
Autor(es): Serafim, Mariana de Oliveira
Orientador(es): Carvalho, Marilia Araujo Fontenele de
Palavras-chave: Interseccionalidade;Mulheres negras;Encarceramento
Editor: IDP/ EAB
Citação: SERAFIM, Mariana de Oliveira. Mães no cárcere: as interseccionalidades que sobrepõem suas identidades sociais e reforçam a seletividade classista e racial do sistema punitivo brasileiro. 2021. 32 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo examinar sob a ótica interseccional a trajetória de mulheres negras pertencentes às camadas sociais marginalizadas que foram privadas de liberdade e são mães, tendo como base o estudo de suas identidades sociais que foram sobrepostas por vias de múltiplas opressões e discriminações simultâneas. Apoiado também em uma análise sociológica das razões que deram abertura ao surgimento do Habeas Corpus Coletivo no 143.461 julgado pela 2a Turma do Supremo Tribunal Federal e nos impactos de seu julgamento, o trabalho busca elaborar crítica ao recorte seletivo do sistema de justiça criminal brasileiro que encarcera em massa a população negra no país sobre parâmetros sobretudo classistas e racistas.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3442
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Mariana de Oliveira Serafim.pdf401.07 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.