Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3523
Título: Reconhecimento facial automatizado para fins de segurança pública e seus riscos aos titulares dos dados biométricos
Autor(es): Melo, Pedro Raphael Vieira
Orientador(es): Pinheiro, Guilherme Pereira
Palavras-chave: Reconhecimento facial;Inteligência artificial;Machine learning;Algoritmos;Privacidade e não-discriminação
Citação: MELO, Pedro Raphael Vieira. Reconhecimento facial automatizado para fins de segurança pública e seus riscos aos titulares dos dados biométricos. 2020. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: O artigo discorre sobre o emprego de tecnologias de reconhecimento facial como ferramenta destinada à segurança pública nas cidades. Para tanto, é descrita a sociedade da vigilância, conforme sugerem alguns autores, decorrente do desenvolvimento tecnológico e tratamento de dados dos indivíduos. Em seguida, considerando a crescente mobilização de centros urbanos na instalação de leitores faciais autônomos, embasados inteligência artificial e machine learning, é descrita a dinâmica e funcionamento da tecnologia para, enfim, adentrarmos nos riscos envolvidos de tal atividade. Para tanto, são destacados três espécies de riscos, os quais impactam direitos e garantias fundamentais. Por fim, são tecidos comentários acerca da Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD e seu papel nessa realidade, bem como o Anteprojeto da Lei Geral de Proteção de Dados para Segurança Pública e Persecução Penal – LGPD Penal e o que se aguarda desse documento no âmbito de tratamento de dados biométricos pelas autoridades de segurança pública.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3523
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ PEDRO RAPHAEL VIEIRA MELO_2020.pdf850.08 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.