Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3563
Título: As ações de danos morais por abandono afetivo à luz da responsabilidade civil e dos métodos alternativos de solução de conflitos na esfera familiar
Autor(es): Grapeggia, Carlos Henrique
Orientador(es): Vieira, Danilo Porfirio de Castro
Palavras-chave: Abandono afetivo;Conciliação;Constelação familiar sistêmica;Dignidade da pessoa humana;Direito de família;Mediação;Natureza jurídica do afeto;Responsabilidade civil
Citação: GRAPEGGIA, Carlos Henrique. As ações de danos morais por abandono afetivo à luz da responsabilidade civil e dos métodos alternativos de solução de conflitos na esfera familiar. 2020. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar a evolução do Direito de Família, especialmente à luz da influência da constitucionalização do Direito Civil e da valorização emocional do estatuto característico e dos elementos básicos das relações familiares, bem como apresentar métodos alternativos de solução de conflitos na esfera familiar. Com base nessa visão da constituição cívica, as obrigações legais dos pais para com os filhos receberam novas nuances e, por isso, surgiram discussões doutrinárias sobre a natureza jurídica do afeto, levando-se em consideração a dignidade da pessoa humana. Questiona-se se sentimentos são normativos e podem ser impostos como princípio jurídico, ou se limitam-se ao valor jurídico. Se princípio, seu descumprimento constituirá crime civil, ou seja, havendo dano moral causado por abandono afetivo, quaisquer dos genitores que descumpri-lo será civilmente responsável. E como solução para reparação e efetiva indenização do dano serão apresentados métodos alternativos de solução de conflito na esfera familiar tais quais a: conciliação, mediação e constelação familiar sistêmica.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3563
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ CARLOS HENRIQUE GRAPEGGIA _2020.pdf554.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.