Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3948
Título: A judicialização da política nos casos de impeachment sob a análise do presidencialismo de coalizão
Autor(es): Tunes, Ana Carolina Lima
Orientador(es): Reis, Daniel Falcão Gustavo dos
Palavras-chave: Judicialização;Impeachment;Presidencialismo de Coalizão;Separação dos Poderes
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: TUNES, Ana Carolina Lima. A judicialização da política nos casos de impeachment sob a análise do presidencialismo de coalizão. 2022. 45 f. Trabalho de conclusão de curso (graduação em direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: A Constituição da República Federalista do Brasil de 1988 consagrou diversos princípios e diretrizes, dentre eles o Princípio da Separação dos Poderes. A partir dele, se determina que os três poderes devem ser separados mas harmônicos entre si. Acerca disso, duas matérias centrais são debatidas no presente trabalho: o procedimento do impeachment e o fenômeno da judicialização. O impeachment, por sua vez, é fundamentado no cometimento de crimes de responsabilidade por determinado agente e, no caso do Presidente da República, pela inexistência ou existência de uma fraca coalizão. Esta é característica do movimento do “Presidencialismo de Coalizão”, conceito formulado por Sérgio Abranches, e igualmente fundamento de estudo. Já a judicialização ocorre com o pedido de análise para o Judiciário de uma matéria que, inicialmente, não era de sua competência. O fenômeno existe em diversas áreas, sendo a do presente estudo a judicialização da política. A partir do desencadeamento de toda crise política no processo de impeachment, se analisa a possibilidade de apreciação do Poder Judiciário sob a matéria, haja vista a competência do Senado Federal para tanto, conforme CRFB/88, e com base no Princípio da Separação dos Poderes e no Princípio da Inafastabilidade da Jurisdição.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3948
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_ANA CAROLINA LIMA TUNES_GRADUACAO EM DIREITO_2022.pdf411.13 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.