Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4264
Título: O birdnesting como uma opção de modalidade de guarda no contexto das famílias residentes no distrito federal sob a ótica dos princípios constitucionais da solidariedade e da convivência familiar
Autor(es): Silva, Jemima Martins e
Orientador(es): Carvalhal, Ana Paula Zavarize
Palavras-chave: Princípio da Convivência Familiar;Princípio da Solidariedade Familiar;Guarda por aninhamento ou nidação;Birdnesting
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: Silva, Jemima Martins e. O birdnesting como uma opção de modalidade de guarda no contexto das famílias residentes no distrito federal sob a ótica dos princípios constitucionais da solidariedade e da convivência familiar. 2023. 36 f. Artigo (Graduação em Direito).— Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Mundialmente conhecida como birdnesting ou nesting, a guarda por aninhamento ou nidação, que tem por objetivo manter os filhos na casa da família para que os pais possam ir até lá para cuidá-los, é uma modalidade de guarda com expressivo aumento de utilização em países europeus e nos EUA. O objetivo da presente pesquisa é analisar a viabilidade da utilização do birdnesting como uma opção de modalidade de guarda no contexto das famílias do Distrito Federal à luz dos princípios da solidariedade e da convivência familiar. O DF tem apresentado bastante crescimento no número de divórcios judiciais de casais com filhos menores nos últimos anos, portanto a guarda é uma questão que deve ser observada a fim de que a modalidade escolhida adeque-se às necessidades da família.
Abstract:Known worldwide as birdnesting or nesting, custody by nesting, which aims to keep children in the family home so that parents can go there to take care of them, is a custody modality with a significant increase in use in European Countries and in the USA. The objective of this research is to analyze the viability of using birdnesting as an option for guarding in the context of families in the Federal District of Brazil in light of the principles of solidarity and family life. The DF has shown a significant growth in the number of trial divorces of couples with minor children in recent years, therefore custody is an issue that must be observed so that the chosen modality is adequate to the needs of the family.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4264
Aparece nas coleções:Trabalhos de Conclusão de Curso (Graduação)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ARTIGO_JEMIMA MARTINS E SILVA_GRADUACAO DIR_2022.pdf398.51 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.