Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4350
Título: O propósito negocial no planejamento tributário realizado por meio de empresa-veículo e a jurisprudência do CARF
Autor(es): Baliza, Danilo Lopes
Orientador(es): Deligne, Maysa de Sá Pittondo
Palavras-chave: Planejamento tributário;Propósito negocial;Empresa-veículo;Sistema tributário brasileiro
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: BALIZA, Danilo Lopes. O propósito negocial no planejamento tributário realizado por meio de empresa-veículo e a jurisprudência do CARF. 2023. 38 f. Dissertação (Mestrado em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2022.
Resumo: Considerando o complexo sistema tributário brasileiro, somado ao ambiente regulatório empresarial complexo, à burocratização, ao contexto econômico perigoso e às interpretações doutrinárias e jurisprudenciais sobre existência e aplicação de norma geral antielisiva no país, as reorganizações societárias com interesse elisivo realizadas por empresas-veículo continuarão a ser uma alternativa do contribuinte empresarial. Reconhece-se que a globalização da economia, a competitividade acirrada e a possibilidade de ganhos tributários devem continuar a incentivar a busca pela sobrevivência de algumas empresas, majorando seus ganhos e reduzindo a arrecadação do Estado. Neste cenário, o presente trabalho guarda relevância, apesar de certamente não fornecer respostas definitivas a todas as múltiplas questões que se avolumam sobre os assuntos.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4350
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_DANILO LOPES BALIZA_Mestrado_2022.pdf490.34 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.