Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4641
Título: O desrespeito ao mínimo existencial do consumidor superendividado pelo Decreto n. 11.150/2022: uma análise à luz dos princípios fundamentais e da força normativa da constituição
Autor(es): Souza, Tânia Geralda Lucas de
Orientador(es): Machado, Mônica Sapucaia
Palavras-chave: Superendividamento;Mínimo existencial;Direitos fundamentais;Dignidade da pessoa humana;Princípio da proibição do retrocesso social
Citação: SOUZA, Tânia Geralda Lucas de. O desrespeito ao mínimo existencial do consumidor superendividado pelo Decreto n. 11.150/2022: uma análise à luz dos princípios fundamentais e da força normativa da constituição. 95 f. Dissertação (Metrado em Direito Econômico e Desenvolvimento). Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.
Resumo: O presente trabalho aborda como temática central o mínimo existencial dos consumidores superendividados. A discussão sobre o superendividamento e o mínimo existencial se justifica devido ao grande número de brasileiros que buscaram crédito facilitado e acabaram contraindo dívidas além da sua capacidade de pagamento, ultrapassando assim as limitações consideradas adequadas, para que se possa, cumprir com as obrigações anteriormente adquiridas e ao mesmo tempo garantir a manutenção do mínimo existencial com a renda que aufere. O objetivo principal desta pesquisa é demonstrar a necessidade de aplicação das medidas protetivas do Código de Defesa do Consumidor, visando assegurar um mínimo existencial digno para os consumidores superendividados, com o objetivo de garantir a qualidade de vida dessas pessoas em situação de superendividamento. As técnicas metodológicas adotas foram a pesquisa bibliográfica e documental. A investigação bibliográfica foi desenvolvida com base em revisão de livros e artigos. A revisão documental envolveu a análise de trechos da Constituição Federal, de leis e do decreto nº 11.150/2022 entre outras fontes documentais relevantes dentro do contexto de proteção do consumidor superendividado. O principal limite encontrado durante a escrita foi a falta de informações sobre como o mínimo existencial atual foi estabelecido pelo Poder Executivo. Como resultado a investigação revelou que ocorreu o movimento legislativo na intenção de proteger o mínimo existencial do consumidor superendividado, entretanto essa ação restou prejudicada devido a atuação protetiva do mercado financeiro pelo Poder Executivo na hora de regulamentar o mínimo existencial, o que nos levou a vivenciar um desrespeito aos direitos fundamentais resultando em um retrocesso social em relação ao direito ao mínimo existencial do consumidores superendividados.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4641
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento - Brasília

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_TÂNIA GERALDA LUCAS DE SOUZA_MESTRADO EM DIREITO.pdf.pdf1.88 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.