Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4826
Título: Princípio da lealdade federativa: fundamentação jurídica, critérios de aplicação, concretizações essenciais e justiciabilidade a partir da comparação com o direito alemão
Autor(es): Magalhães, Vinícius Cunha
Orientador(es): Robl Filho, Ilton Norberto
Palavras-chave: Direito constitucional;Direito comparado;Federalismo;Lealdade federativa
Editor: IDP
Citação: Magalhães, Vinícius Cunha. Princípio da lealdade federativa: fundamentação jurídica, critérios de aplicação, concretizações essenciais e justiciabilidade a partir da comparação com o direito alemão. 2023. 218 f. Dissertação (Mestrado em Direito Constitucional) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2023.
Resumo: A presente dissertação tem por objeto o princípio da lealdade federativa (Bundestreue) ou conduta federativa amistosa (bundesfreundliches Verhalten). Seu objetivo central é investigar a possibilidade de fundamentação jurídica, os critérios de aplicação, as concretizações essenciais e as formas e limites de justiciabilidade da lealdade federativa no sistema jurídico brasileiro. Para atingir tal objetivo, utiliza-se do método comparativo, efetuando-se a comparação do sistema jurídico brasileiro com o sistema jurídico alemão, no qual o princípio surgiu e alcançou o seu maior desenvolvimento. Objetivo específico da investigação é fornecer à jurisdição constitucional instrumentos para o melhor equacionamento dos conflitos interfederativos no Brasil. Ao final, conclui-se pela viabilidade da fundamentação jurídica e aplicação do instituto no Brasil, ainda que com algumas peculiaridades com relação à Alemanha.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4826
Aparece nas coleções:Mestrado Acadêmico em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO_VINÍCIUS CUNHA MAGALHÃES_MESTRADO.pdf1.54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.