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Título: Otimização das audiências públicas pela atuação das Escolas do Legislativo: responsividade à luz da obra de Pierre Bourdieu
Autor(es): Teixeira, Donato César Almeida
Orientador(es): Cortez, Rafael de Paula Santos
Palavras-chave: Escolas do Legislativo;Audiências públicas;Educação política;Responsividade
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: TEIXEIRA, Donato César Almeida. Otimização das audiências públicas pela atuação das Escolas do Legislativo: responsividade à luz da obra de Pierre Bourdieu. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direito, Justiça e Desenvolvimento) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2023.
Resumo: O presente trabalho, partindo dos conceitos de capitais, habitus e campos formulados por Pierre Bourdieu, aborda o papel das Escolas do Legislativo como instância de amplificação da illusio do cidadão que participa do jogo da accountability política. O objetivo central do trabalho foi responder à pergunta: a atuação propedêutica das Escolas do Legislativo contribui para otimizar o aproveitamento das audiências públicas? Partindo de uma abordagem hipotético-dedutiva, adotou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica e o survey. O objetivo específico foi entender em que medida a educação política poderia mitigar problemas de responsividade democrática. Conclui-se que a atuação das Escolas do Legislativo pode ser produtiva se houver marketing institucional e engajamento social adequados.
Abstract:The present work, based on the concepts of capital, habitus and fields formulated by Pierre Bourdieu, addresses the role of Legislative Schools as an instance of amplifying the illusio of the citizen who participates in the game of political accountability. The central objective of the work was to answer the question: does the preparatory work of the Legislative Schools contribute to optimizing the use of public hearings? Starting from a hypothetical-deductive approach, bibliographic review and survey were adopted as research methods. The specific objective was to understand the extent to which political education could mitigate problems of democratic responsiveness. It is concluded that the activities of Legislative Schools can be productive if there is adequate institutional marketing and social engagement.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4896
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