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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4896
Título: | Otimização das audiências públicas pela atuação das Escolas do Legislativo: responsividade à luz da obra de Pierre Bourdieu |
Autor(es): | Teixeira, Donato César Almeida |
Orientador(es): | Cortez, Rafael de Paula Santos |
Palavras-chave: | Escolas do Legislativo;Audiências públicas;Educação política;Responsividade |
Data de submissão: | 2024 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | TEIXEIRA, Donato César Almeida. Otimização das audiências públicas pela atuação das Escolas do Legislativo: responsividade à luz da obra de Pierre Bourdieu. 2024. 80 f. Dissertação (Mestrado Profissional Interdisciplinar em Direito, Justiça e Desenvolvimento) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2023. |
Resumo: | O presente trabalho, partindo dos conceitos de capitais, habitus e campos
formulados por Pierre Bourdieu, aborda o papel das Escolas do Legislativo como
instância de amplificação da illusio do cidadão que participa do jogo da
accountability política. O objetivo central do trabalho foi responder à pergunta: a
atuação propedêutica das Escolas do Legislativo contribui para otimizar o
aproveitamento das audiências públicas? Partindo de uma abordagem
hipotético-dedutiva, adotou-se como método de pesquisa a revisão bibliográfica
e o survey. O objetivo específico foi entender em que medida a educação política
poderia mitigar problemas de responsividade democrática. Conclui-se que a
atuação das Escolas do Legislativo pode ser produtiva se houver marketing
institucional e engajamento social adequados. |
Abstract: | The present work, based on the concepts of capital, habitus and fields formulated by Pierre Bourdieu, addresses the role of Legislative Schools as an instance of amplifying the illusio of the citizen who participates in the game of political accountability. The central objective of the work was to answer the question: does the preparatory work of the Legislative Schools contribute to optimizing the use of public hearings? Starting from a hypothetical-deductive approach, bibliographic review and survey were adopted as research methods. The specific objective was to understand the extent to which political education could mitigate problems of democratic responsiveness. It is concluded that the activities of Legislative Schools can be productive if there is adequate institutional marketing and social engagement. |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/4896 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento - São Paulo |
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