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dc.contributor.advisorSilva, Lana Montezano da-
dc.contributor.authorSilva Junior, Antonio Edson da-
dc.date.accessioned2024-07-25T18:55:44Z-
dc.date.available2024-07-25T18:55:44Z-
dc.date.issued2024-
dc.date.submitted2023-
dc.identifier.citationSILVA JUNIOR, Antonio Edson da. Auditoria interna como ferramenta de controle: um estudo de caso no âmbito dos conselhos federal e regionais de farmácia entre 2012 e 2020. 2024. 173 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5029-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Administração Públicapt_BR
dc.description.abstractO foco na melhoria de processos administrativos contribui para uma gestão mais assertiva. Ao analisar auditoria interna como ferramenta de controle, percebe-se a importância do seu papel na prevenção de fatos que podem colocar em risco os objetivos organizacionais. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar a implementação das recomendações contidas nos relatórios de auditoria interna dos Conselhos Federal e Regionais de Farmácia, com referência aos exercícios financeiros julgados no período de 2012 a 2020, para contribuir com a melhoria na gestão. A pesquisa buscou responder se as recomendações de auditoria interna do Conselho Federal de Farmácia são implementadas, garantindo a melhoria da gestão e a conformidade dos atos praticados, de acordo com as normas vigentes. Para tanto, a pesquisa é caracterizada como estudo de caso, com natureza descritiva, recorte longitudinal e transversal, a depender do objetivo específico com abordagem qualitativa e quantitativa. Adotou-se procedimentos de coleta de dados, com análise de 224 relatórios de auditoria interna, para consolidar esses dados utilizou-se a análise documental. Foi aplicado questionário eletrônico em uma amostra de 40 respondentes, atuantes na gestão de 28 conselhos de farmácia, no período de 2018 a 2023, realizando a análise de conteúdo categorial temática para as perguntas abertas, além de utilizar estatísticas descritivas (frequência, média e desvio padrão e coeficiente de variação) para perguntas fechadas. A identificação da ocorrência de implementação de recomendações de auditoria, permitiu demonstrar como esse processo acontece, os benefícios e dificuldades para implementar essas recomendações, permitindo que futuras gestões possam sanear com mais assertividade. O resultado da pesquisa demonstrou que a maior dificuldade de implementação está nos tópicos inventário, diárias e dívida ativa, demonstrando concordância em relação à ausência de monitoramento e capacitação no resultado entre o que foi apurado, comparando com o que foi respondido pelos entrevistados. Além de capacitação, fatores políticos apareceram como possível dificuldade para a implementação de recomendações. A pesquisa contribui com dados importantes para que os conselhos de farmácia possam melhorar a gestão.pt_BR
dc.description.abstractThe focus on improving administrative processes contributes to more assertive management. When analyzing internal auditing as a control tool, the importance of its role in preventing events that could put organizational objectives at risk is clear. This research aimed to evaluate the implementation of the recommendations contained in the internal audit reports of the Federal and Regional Pharmacy Councils, with reference to the financial years judged in the period from 2012 to 2020, to contribute to improving management. The research sought to answer whether the internal audit recommendations of the Federal Pharmacy Council are implemented, ensuring improved management and compliance with the acts carried out, in accordance with current regulations. To this end, the research is characterized as a case study, with a descriptive nature, longitudinal and cross-sectional, depending on the specific objective with a qualitative and quantitative approach. Data collection procedures were adopted, with analysis of 252 internal audit reports, to consolidate this data, document analysis was used. An electronic questionnaire was applied to a sample of 40 respondents, working in the management of 28 pharmacy councils, from 2018 to 2023, carrying out thematic categorical content analysis for open questions, in addition to using descriptive statistics (frequency, mean and deviation standard and coefficient of variation) for closed questions. The identification of the occurrence of implementation of audit recommendations made it possible to demonstrate how this process happens, the benefits and difficulties in implementing these recommendations, allowing future management to clean up with more assertiveness. The result of the research demonstrated that the greatest difficulty in implementation is in the topics of inventory, daily payments and active debt, demonstrating agreement regarding the lack of monitoring and training in the result between what was determined, compared with what was answered by the interviewees. In addition to training, political factors appeared as possible difficulties in implementing recommendations. The research contributes important data so that pharmacy councils can improve management.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherInstituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisapt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectAdministração públicapt_BR
dc.subjectFerramentas de gestão públicapt_BR
dc.subjectAuditoria internapt_BR
dc.subjectConselhos profissionaispt_BR
dc.titleAuditoria interna como ferramenta de controle: um estudo de caso no âmbito dos conselhos federal e regionais de farmácia entre 2012 e 2020pt_BR
dc.typeTese de doutoradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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