Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5275
Título: Contratos eletrônicos de consumo: um estudo sobre a proteção do consumidor na dinâmica dos marketplace
Autor(es): Mundim, Viviane Ferreira
Orientador(es): Sampaio, Marília de Ávila e Silva
Palavras-chave: Comércio Eletrônico;Intermediários;Marketplaces;Proteção ao Consumidor;ransparência
Editor: Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa
Citação: MUNDIM, Viviane Ferreira. Contratos eletrônicos de consumo: um estudo sobre a proteção do consumidor na dinâmica dos marketplace. 2025. 165 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, Brasília, 2025.
Resumo: O trabalho volta-se à análise dos critérios estabelecidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no Recurso Especial 1.444.008/RS, que define os limites de responsabilidade das plataformas de marketplace na condição de intermediadora nas relações de consumo. Diante da ausência de uma legislação específica para o comércio eletrônico, especialmente no contexto das plataformas digitais, o trabalho examina como esse precedente têm estruturado diretrizes essenciais para a proteção dos consumidores. O estudo investiga o papel do entendimento do STJ em harmonizar as responsabilidades entre fornecedores, plataformas intermediadoras e consumidores, visando minimizar riscos e vulnerabilidades nos contratos digitais. Além disso, a dissertação analisa a aplicabilidade das normas jurídicas no contexto do comércio eletrônico, com enfoque na eficácia dessas leis para proteger direitos, promover segurança e garantir transparência nas interações comerciais realizadas de forma on-line. Tal análise ocorre em um cenário marcado pelo crescimento acelerado do comércio virtual e suas constantes transformações. O objetivo central da pesquisa é verificar se a legislação vigente no Brasil é capaz de assegurar os direitos dos consumidores diante das novas dinâmicas do comércio eletrônico. Nesse sentido, o problema de pesquisa é delimitado pela seguinte questão: a legislação consumerista brasileira possui a capacidade de proteger o consumidor em situações de conflito, especialmente em contratos eletrônicos realizados em marketplaces, considerando a recorrente falta de informações claras nesses ambientes? Para abordar essa problemática, a metodologia utilizada baseia-se no método qualitativo e dedutivo, com uma revisão de literatura pertinente ao tema, complementada por pesquisa documental bibliográfica. Além disso, há um enfrentamento teórico entre autores especializados em contratos eletrônicos, destacando formas de proteção ao consumidor nesse contexto. Os resultados da pesquisa evidenciam que o arcabouço jurídico brasileiro apresenta ferramentas para proteger os consumidores, mas sua efetividade depende de uma interpretação judicial atenta e da complementação por esforços contínuos dos magistrados em adaptar a aplicação das normas às particularidades do comércio eletrônico em constante evolução e a cada caso de forma individualizada.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5275
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Direito Econômico e Desenvolvimento - Brasília

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_VIVIANE FERREIRA MUNDI_Mestrado Profssional em Direito.pdf1.77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.