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https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5446
Título: | A jurisprudência de crise e a jurisdição eleitoral: uma análise das medidas para promover a participação política da população negra |
Autor(es): | Leite, Cassio Prudente Vieira |
Orientador(es): | Rafael Silveira e, Silva |
Palavras-chave: | Jurisprudência de crise;Representação negra;Neoconstitucionalismo;Justiça Eleitoral |
Data de submissão: | 2025 |
Editor: | Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa |
Citação: | LEITE, Cassio Prudente Vieira. A jurisprudência de crise e a jurisdição eleitoral: uma análise das medidas para promover a participação política da população negra. 2025. 124 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Direito) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa, São Paulo, 2023. |
Resumo: | O estudo desenvolve uma avaliação a respeito do enquadramento da atuação da
jurisdição eleitoral, especificamente na promoção da participação política da
população negra, enquanto um exercício legítimo da jurisprudência de crise. A análise
parte do estudo da concepção do modelo constitucional brasileiro, com pretensões
universalizantes na promoção do bem comum, contrastante com um profundo
questionamento de sua efetividade e do próprio desempenho democrático, fundada
em uma generalizada descrença popular nas próprias instituições, especialmente por
grupos excluídos da participação política, que não encontram correspondente
espelhamento de suas representações nos locais de deliberação, marcados por uma
proposital falta de diversidade que permite a manutenção do status quo e impede a
evolução e discussão de temas pertinentes a essa parcela excluída do debate. Sob
essa perspectiva, no segundo capítulo foi realizada a avaliação da função e
competência da Justiça Eleitoral, que adotou uma postura de habitual enfrentamento
dos episódios de vulneração dos valores democráticos, assumindo um papel não só
de sancionamento, mas de promoção de verdadeiras políticas públicas em defesa
desses princípios. Frente aos questionamentos a respeito da sua legitimidade, por
vezes relegada à pecha de um indevido ativismo judicial, pondera-se que essa visão
ignora a própria competência e dever do Poder Judiciário em promover a defesa e a
concretização de direitos e valores sociais, tidos como objetivo da própria democracia
brasileira, ao ponto de que a aglutinação das atividades de organização,
regulamentação e fiscalização do processo democrático pela Jurisdição Eleitoral
permite não só a promoção de direitos, mas atribui a eles significância, formas de
acesso, fruição e proteção. No terceiro capítulo, parte-se para a análise da
legitimidade do reconhecimento de um exercício habitual da Jurisprudência de Crise
pela Jurisdição Eleitoral, debruçando a investigação sobre consulta nº 0600306-47 e
no julgamento da ADPF nº 738, em que houve a adoção de uma solução provisória
para enfrentar a crise representativa, com a fixação de iniciativas para a promoção
da participação política das pessoas negras, prevendo medidas efetivas para o seu
incremento, além de prever sanções, tudo em conformidade com um compromisso
de afastar práticas tidas como deletérias dos partidos políticos dentro do sistema
político partidário, em que costumeiramente deixam de os incluir em patamares
adequados de participação.
Em conclusão, aponta-se que essa ótica rompe com o status ordinário de uma
pretensa neutralidade racial, ou colorblindness, que costumeiramente
desconsiderava diferenças que regram as relações sociais, decorrentes no caso
brasileiro do racismo estrutural no viés social, mas de crise no caso específico na
alocação de recursos para as eleições que se avizinhavam, permitindo a alocação de
medidas de discriminação positiva para promover a defesa de valores
constitucionalmente legítimos. |
Abstract: | The study develops an evaluation regarding the framing of the electoral jurisdiction's actions, specifically in promoting the political participation of the black population, as a legitimate exercise of crisis jurisprudence. The analysis starts from the study of the conception of the Brazilian constitutional model, with universalizing pretensions in promoting the common good, contrasting with a profound questioning of its effectiveness and democratic performance, founded on a generalized popular disbelief in the institutions themselves, especially by groups excluded from political participation, who do not find corresponding reflection of their representations in deliberation spaces, marked by a deliberate lack of diversity that allows the maintenance of the status quo and prevents the evolution and discussion of pertinent issues to this excluded portion of the debate. From this perspective, the second chapter evaluates the function and competence of the Electoral Justice, which has adopted a stance of habitual confrontation of episodes of violation of democratic values, assuming a role not only of sanctioning but of promoting true public policies in defense of these principles. In the face of questions regarding its legitimacy, sometimes relegated to the label of undue judicial activism, it is argued that this view ignores the competence and duty of the Judiciary to promote the defense and realization of social rights and values, considered as the objective of Brazilian democracy itself, to the point that the aggregation of activities of organization, regulation, and supervision of the democratic process by the Electoral Jurisdiction not only promotes rights but assigns them significance, forms of access, enjoyment, and protection. In the third chapter, the analysis of the legitimacy of recognizing a habitual exercise of Crisis Jurisprudence by the Electoral Jurisdiction is undertaken, focusing the investigation on consultation no. 0600306-47 and the judgment of ADPF no. 738, in which a provisional solution was adopted to address the representative crisis, with the establishment of initiatives to promote the political participation of black people, providing effective measures for its increase, in addition to providing sanctions, all in accordance with a commitment to eliminate practices considered deleterious by political parties within the party political system, which usually fail to include them in adequate levels of participation. In conclusion, it is pointed out that this perspective breaks with the ordinary status of a pretended racial neutrality, or colorblindness, which usually disregarded differences that govern social relations, resulting in the Brazilian case from structural racism in the social bias, but of crisis in the specific case of resource allocation for the upcoming elections, allowing the allocation of positive discrimination measures to promote the defense of constitutionally legitimate values |
URI: | https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/5446 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Direito, Justiça e Desenvolvimento - São Paulo |
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