Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2636
Título: Inovação e políticas de direitos humanos - o mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura
Autor(es): Isfer, Ana Carolina Oliveira de Almeida Caiano Antunes
Orientador(es): Cavalcante, Pedro
Palavras-chave: Inovação;Políticas públicas;Direitos humanos;Prevenção e combate à tortura
Editor: IDP/EDAB
Citação: ISFER, Ana Carolina Oliveira de Almeida Caiano Antunes. Inovação e políticas de direitos humanos - o mecanismo nacional de prevenção e combate à tortura. 238 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasiliense de Direito Público, Brasília, 2018.
Resumo: A presente dissertação tem como objetivo desenvolver o primeiro estudo acadêmico sobre o Mecanismo Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (MNPCT), sob uma óptica de inovação em políticas públicas de direitos humanos. A pesquisa parte da percepção que o Mecanismo pode ser considerado uma política inovadora, o que propicia reflexões sobre uma temática pouco estudada: a inovação aplicada a políticas de direitos humanos. A partir dessa perspectiva foram delineados os objetivos deste estudo, que analisam o protagonismo assumido pela inovação, no contexto internacional e no Brasil, conceito, indutores e barreiras e especificidades das políticas públicas de direitos humanos. Tais objetivos relacionados, permitiram uma reflexão sobre as razões pelas quais se fazem necessárias inovações nesse campo específico. O MNPCT foi caracterizado e analisado com base na legislação que o criou e nos Relatórios Anuais produzidos. A partir do estudo do marco teórico de inovação e da realização de entrevistas com atores chave, avançou-se na compreensão da conjuntura que levou à criação do órgão, processo de implementação, especificidades e avanços trazidos à política de prevenção e combate à tortura. A análise desenvolvida permitiu identificar elementos que caracterizam políticas públicas inovadoras, fundamentados em suas particularidades, a despeito de sua contribuição ainda tímida na prevenção e combate à tortura.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/2636
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Administração Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Ana Carolina Oliveira de Almeida Caiano Antunes Isfer.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.