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Título: O Sistema Eletrônico de Informações – SEI: como ferramenta de gestão, transparência e eficiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes
Autor(es): Santos, Thales Ricardo dos
Orientador(es): Rodrigues, Leandro do Nascimento
Palavras-chave: SEI;DNIT;Gestão;Transparência;Eficiência
Editor: IDP/EAB
Citação: SANTOS, Thales Ricardo dos. O Sistema Eletrônico de Informações – SEI: como ferramenta de gestão, transparência e eficiência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes. 2021. 37 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) - Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa , Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo avaliar como o Sistema Eletrônico de Informações – SEI no âmbito do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes contribuiu para uma melhor gestão e eficiência nas ações da autarquia, bem como no impacto que gerou na saúde dos seus servidores que ali desempenham as suas atividades laborais. Para tanto, foi utilizada técnica de revisão bibliográfica, coleta de dados junto ao órgão e entrevista semiestruturada com gestores da Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas na Sede Nacional do DNIT em Brasília - DF, no sentido de colher dados acerca da experiência vivenciada tanto antes, quanto depois da adoção da plataforma. Além disso, foi aplicado um questionário online com os demais servidores e colaboradores daquela Coordenação-Geral, para avaliar a efetividade do sistema sob suas óticas enquanto ferramenta de gestão, transparência e celeridade, que restou comprovada uma expressiva melhoria nas práticas de gestão administrativa daquele órgão, embora ainda seja considerada uma organização burocrática por parte dos servidores.
Abstract:The present work aims to evaluate how the Electronic Information System (SEI, as in Portuguese) in the National Department of Transport Infrastructure (DNIT, as in Portuguese) contributed to a better management and efficiency in actions, and the impact it had on the health of the employees who perform their work activities. To this end, a bibliographic review technique, data collection from the organization, and semi-structured interviews with managers from the General Coordination of Human Resources were used, seeking to collect data about the experience lived both before and after the adoption of the platform. In addition, an online questionnaire was applied to all employees of that General Coordination, to assess the effectiveness of the system from their perspective as a management tool, transparency and speed, which proved to be a significant improvement in the administrative management practices of that institution, although it is still considered a bureaucratic organization by its employees.
URI: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/3534
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