Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1031
Título: O princípio federativo e a atuação dos Tribunais de Contas na PMDF.
Autor(es): Galdino, Aurélio
Orientador(es): Vieira, Hector Luís Cordeiro
Palavras-chave: Tribunal de Contas da União, Fiscalização;Polícia Militar do Distrito Federal;Princípio Federativo;Controle Externo;Poder Legislativo
Citação: GALDINO, Aurélio. O princípio federativo e a atuação dos tribunais de contas na PMDF. Brasília, 2013. 45f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho, relacionado à área de fiscalização exercida pelos tribunais de contas na Polícia Militar do Distrito Federal, traz uma visão do duplo controle externo, objetivando apontar as peculiaridades do órgão citado. O trabalhou procurou esclarecer, de modo simplificado, o princípio constitucional do Federalismo, bem como as competências dos entes federados. Em seguida, tentou demonstrar as peculiaridades do Distrito Federal como ente federativo, com enfoque nas particularidades da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi, então, realizada uma comparação entre os dispositivos constitucionais inerentes a Polícia Militar e ao Tribunal de Justiça do Distrito Federal, apenas com o fim elucidativo. Ato contínuo, foi feita uma abordagem das competências do Tribunal de Contas da União, bem como do Tribunal de Contas do Distrito Federal. Por fim, foi realizado um estudo do duplo controle externo exercido tanto pelo Tribunal de Contas da União, quanto pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal na Polícia Militar do Distrito Federal, a fim de demonstrar o efetivo controle exercido, bem como as eventuais contradições, concluindo-se, ao final, pela inviabilidade constitucional da fiscalização desempenhada pelo TCDF no órgão em questão.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1031
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Aurelio Galdino.pdf348.62 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.