Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1182
Título: ADPF 46: uma análise da constitucionalidade do monopólio do serviço postal brasileiro.
Autor(es): Fernandes, Tiago José Mendes
Orientador(es): Barbosa, Fabiano Jantalia
Palavras-chave: Contratos Administrativos;Monopólio;Serviço Postal, Brasil;Direito Concorrencial
Citação: FERNANDES, Tiago José Mendes. APDF 48: uma análise da constitucionalidade do monopólio do serviço postal brasileiro. Brasília, 2013. 58f.– Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este estudo versa sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental n° 46 proposta pela Associação Brasileira das Empresas de Distribuição (ABRAED) com a finalidade de reparar lesão a diversos preceitos fundamentais contidos na CF/88, perpetrados pela Lei 6.538 de 22 de junho de 1978, o referido julgamento ocorrido no Supremo Tribunal Federal desencadeou uma série de debates no contexto jurídico e político no cenário brasileiro. Um deles é a questão do monopólio estatal exercido pela ECT quanto aos serviços postais, alvo principal da medida de controle de constitucionalidade concentrado, visto que a Constituição Federal vela preza pela ordem econômica, ou seja, os princípios da livre inciativa e da livre concorrência possibilitam que a iniciativa priva dentro da legalidade possam executar as atividades tidas como econômica. Outrossim, o julgado também traz a baila a grande discussão sobre a dicotomia entre serviço público e atividade econômica para poder entender se o serviço postal apesar de previsto no artigo 21, inciso X da Carta Magna não poderia ser explorado por empresas privadas. Por fim, a pesquisa fará uma analise do resultado final do julgamento da ADPF 46 com o fito de ponderar com a interpretação da Constituição Federal de 1988.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial à obtenção do título de Especialista em Direito Administrativo no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1182
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Tiago Jose Mendes Fernandes.pdf602.45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.