Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1229
Título: Desconsideração da personalidade jurídica no processo administrativo fiscal.
Autor(es): Araujo, Isac Prudente
Orientador(es): Torres, Henrique Pinheiro
Palavras-chave: Processo Administrativo Fiscal;Personalidade Jurídica;Disregard Doctrine
Citação: ARAÚJO, Isac Prudente. Desconsideração da personalidade jurídica no processo administrativo fiscal. Brasília, 2013. 49f. –Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem por objeto a análise do tema da responsabilidade tributária do sócio/administrador à luz do artigo 135, inciso III, do Código Tributário Nacional em razão da desconsideração da personalidade jurídica no processo administrativo fiscal. Pretende-se estudar no trabalho a responsabilidade tributária na via administrativa, a interpretação dada pela doutrina e jurisprudência acerca do redirecionamento na cobrança da pessoa jurídica aos sócios/administradores no processo administrativo fiscal em função dos requisitos apontados no art. 135, III, do CTN, quais sejam: atos praticados com excesso de poderes, com infração de lei, contrários aos objetivos sociais contemplados no contrato social ou estatuto. Inicia-se o trabalho fazendo-se algumas considerações iniciais a respeito do tema, logo em seguida aborda-se como é aplicada a disregard doctrine com posicionamentos da doutrina e jurisprudência. Após essas abordagens demonstra-se como é tratada a disregard doctrine no Brasil ao longo do tempo e o redirecionamento da cobrança e execução fiscal. Por fim traz-se à conclusão o motivo principal da inclusão dos sócios/administradores na Certidão de Dívida Ativa sem o devido processo administrativo.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1229
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Isac Prudente Araujo.pdf413.6 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.