Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1237
Título: A moralidade do instituto da delação premiada e a sua compatibilidade com o sistema penal-constitucional, e sua aplicação nos tribunais.
Tipo: Monografia de especialização
Autor(es): Oliveira, Eugênio Pacelli de
Feitosa, Naiara Christina Magalhães
Palavras-chave: Delação Premiada;Princípio da Moralidade;Processo Penal
Data do documento: 8-Nov-2013
Citação: FEITOSA, Naiara Christina Magalhães. A moralidade do instituto da delação premiada e a sua compatibilidade com o sistema penal constitucional, e sua aplicação nos tribunais. Brasília, 2013. 63f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: No presente trabalho abordar-se-á o instituto da delação premiada, analisando-se desde sua origem, a sua adoção por alguns ordenamentos jurídicos, as espécies em que se subdivide, focando-se primordialmente no que tange a sua fundamentação moral, ética, bem como a sua suposta incompatibilidade com o ordenamento constitucional. Pretende-se, pois, a partir desse ponto, analisar a associação que por vezes se faz entre direito, moral e ética, que finda por influenciar as críticas tecidas contra o instituto da colaboração premiada, e justificar as argumentações de sua amoralidade, e também inconstitucionalidade. Nesse tocante, pois, foca-se nos aspectos gerais que cercam as questões referentes à delação premiada, como as críticas que lhe são desfavoráveis, suas desmistificações, bem como os argumentos favoráveis a sua utilização, também existentes. Objetivos a serem alcançados por meio da pesquisa doutrinária centrada nas obras de Miguel Reale, José Alexandre Marson Guidi, Adalberto José Aranha, e na análise da aplicação jurisprudencial das previsões legislativas quanto a aplicação do instituto. Concluindo-se, desse modo, que a despeito das críticas formuladas contra a figura da delação premiada, o instituto se mostra como instrumento de grande valia ao Estado no combate a criminalidade, a melhor elucidação e desmantelamento de organizações criminosas, bem como na busca da verdade real tão almejada no âmbito do processo penal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Penal e Processo Penal no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1237
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Naiara Christina Magalhaes Feitosa.pdf661.25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.