Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1299
Título: Da judicialização das políticas públicas do direito à saude: comentários ao julgamento da STA 175 no Supremo Tribunal Federal.
Autor(es): Cavalini, Rafael Santos Reis
Palavras-chave: Direito à Saúde;Direitos Fundamentais Sociais;Dignidade da Pessoa Humana;Políticas Públicas, Judicialização;Mínimo Existencial;Reserva do Possível
Citação: CAVALINI, Rafael Santos Reis. Da judicialização das políticas públicas do direito à saude: comentários ao julgamento da STA 175 no Supremo Tribunal Federal. Brasília, 2013. 54f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A Constituição Federal de 1988, influenciada pelo momento constitucional existente em vários países - especialmente após a Segunda Guerra Mundial, assegurou um amplo leque de direitos fundamentais, abrindo capítulos específicos para os direitos sociais. Essa positivação somada ao anseio da população por sua efetivação, conferiu ao Poder Judiciário o foco principal de demandas políticas. Entre essas demandas, o direito à saúde, se revela não só a principal, mas a de maior volume de processos no âmbito do Poder Judiciário. No entanto, ao Poder Judiciário cabe observar limites na concessão dessa tutela, para não intervir na função primária do Poder Legislativo e Poder Executivo, de criação das políticas públicas de saúde. Entre estas balizas, estão os institutos do mínimo existencial, da dignidade da pessoas humana e da reserva do possível. Estes que o Supremo Tribunal Federal teve a oportunidade de reafirmar quando do julgamento da Suspensão da Tutela Antecipada nº 175.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1299
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Rafael Santos Reis Cavalini.pdf740.76 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.