Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1321
Título: O efeito translativo nos recursos excepcionais.
Autor(es): Cardoso, Aline Paulo Sérvio de Sousa
Orientador(es): Gomes, Milton Carvalho
Palavras-chave: Processo Civil, Brasil;Recursos Excepcionais;Recursos Excepcionais, Efeitos;Efeito Translativo
Citação: CARDOSO, Aline Paulo Sérvio de Sousa. O efeito translativo nos recursos excepcionais. Brasília, 2013. 56f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Os recursos excepcionais (expressão tomada no presente trabalho como gênero em que se enquadram os recursos especial e extraordinário) possuem um regime jurídico peculiar. Da análise de tais especificidades destaca-se a exigência de prequestionamento, decorrente da interpretação da expressão “causas decididas”, constante dos artigos 102, III e 105, III, da Constituição Federal, tida por alguns como requisito de admissibilidade. Por outro lado, os recursos geram efeitos diversos no curso do processo, e do exame da sua ocorrência no regime jurídico singular dos recursos excepcionais é que se destaca o efeito translativo, entendido este, em linhas gerais, como a possibilidade de o Tribunal conhecer de ofício matéria de ordem pública, mesmo que não esteja dentro dos limites impostos pelo recurso. Em assim sendo, a admissão ou não de tal efeito translativo nos recursos excepcionais decorre da análise do conflito entre a impossibilidade de admitir-se que o Judiciário permaneça inerte diante de ilegalidades que o sistema jurídico reputa de tamanha gravidade que entende por bem ser o caso de mitigar-se o princípio dispositivo para permitir o seu conhecimento de ofício, e o requisito do prequestionamento nos recursos de natureza excepcional. Nesse contexto, esse trabalho se propõe a investigar como a doutrina e jurisprudência tem avaliado a possibilidade de se conferir efeito translativo ao Recurso Extraordinário e ao Recurso Especial, tendo em vista a exigência de prequestionamento como requisito de admissibilidade desses recursos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1321
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Aline Paulo Servio de Sousa Cardoso.pdf452.99 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.