Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1330
Título: Comprovação posterior da tempestividade recursal: o papel do formalismo-valorativo na flexibilização da jurisprudência defensiva dos tribunais superiores.
Autor(es): Silva, Jilliann Meiry Lima da
Orientador(es): Carvalho, Paulo Gustavo Medeiros
Palavras-chave: Recurso Epecial;Recurso Extraordinário;Processo Civil;Formalismo-Valorativo;Processo Civil , Jurisprudência
Citação: SILVA, Jilliann Meiry Lima da. Comprovação posterior da tempestividade recursal: o papel do formalismo-valorativo na flexibilização da jurisprudência defensiva dos tribunais superiores. Brasília, 2013. 45f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Este trabalho pretende analisar a questão relativa ao momento em que se deve comprovar a tempestividade dos recursos excepcionais nas cortes superiores, em virtude da nova orientação jurisprudencial adotada pelo Supremo Tribunal Federal, no sentido de admitir, na hipótese de ausência de expediente forense no juízo de origem por causa legal de prorrogação do prazo, a prova posterior de que o apelo foi manejado dentro do lapso fixado em lei. Em desconformidade com o entendimento até então vigente, segundo o qual cabia ao recorrente apresentar documento oficial de comprovação do direito local na ocasião da interposição do recurso, sob pena de preclusão consumativa, inviabilizando, assim, o seu conhecimento.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Processual Civil no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1330
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Lilliann Meiry Lima da Silva.pdf287.66 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.