Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1339
Título: Da possibilidade do poder constituinte decorrente inovar em matérias de direitos fundamentais.
Autor(es): Mello, Ana Luiza Basto Cordeiro
Palavras-chave: Federalismo;Poder Constituinte;Normas Constitucionais, Brasil;Direitos Fundamentais
Citação: MELLO, Ana Luiza Basto Cordeiro. Da possibilidade do poder constituinte decorrente inovar em matérias de direitos fundamentais. Brasília, 2013. 61f . - Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O federalismo adotado na República do Brasil tem se mostrado centralizador e ineficiente quanto às demandas locais. Aos Estados-membros, autônomos, é dada capacidade legislativa própria, desde que observadas determinadas limitações constitucionais. Entretanto, barreiras de ordens diversas impossibilitam a legiferação do constituinte decorrente no sentido de atenuar mazelas territoriais. Os direitos fundamentais, nesse cenário, constituem a maior garantia que, hoje, o cidadão comum possui tanto em face do Estado como em face de questões próprias da convivência em sociedade. Conferir ao legislador decorrente o poder de atuar na área dos direitos fundamentais de forma a tutelar direitos próprios da comunidade local, desde que observadas as imposições constitucionais, é andar rumo ao progresso e à ordem. A disponibilização de instrumentos, inclusive jurídicos, que concretizem o ideal de proteção do ser humano mostra-se urgente em um território vasto como o do Brasil. Portanto, a partir da ideia central do federalismo, da descentralização com a preservação de um trabalho colaborativo entre os entes federativos, é possível ampliar as possibilidades dos legisladores locais para que amparem, com eficiência e eficácia, as demandas pontuais das localidades onde atuam.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1339
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ana Luiza Bastos Cordeiro Mello.pdf548.97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.