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dc.contributor.advisorBranco, Paulo Gustavo Gonet-
dc.contributor.authorSaibro, Ana Luiza Fleck-
dc.date.accessioned2012-06-04T17:30:26Z-
dc.date.available2012-06-04T17:30:26Z-
dc.date.issued2012-
dc.date.submitted2010-
dc.identifier.citationSAIBRO, Ana Luiza Pleck. Interesses em jogo na constituição brasileira: o juízo da ponderação na solução do conflito entre publicidade comercial e proteção à saúde. Brasília, 2010. 61f. –Monografia (Especialização). - Instituto Brasiliense de Direito Público.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.idp.edu.br/123456789/138-
dc.descriptionMonografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho trata do conflito entre dois valores constitucionais: o direito à saúde e o livre exercício da atividade publicitária. A instituição de limites para a publicidade de produtos como o tabaco, o álcool, os medicamentos, os agrotóxicos e as terapias tem sido objeto de polêmica. Alega-se que a “liberdade de expressão comercial” equipara-se à “liberdade de expressão” consagrada pela Constituição Federal e, portanto, tem status de direito fundamental. Assim considerada, a publicidade não admitiria intervenções do Poder Público em nome da proteção do direito à saúde. Nesse espaço questiona-se tal posicionamento, buscando demonstrar que a publicidade é sub-princípio da livre iniciativa econômica e, nessa condição, está sujeita a restrições determinadas pela própria Carta Magna. Com base nessas premissas, aplica-se ao conflito constitucional em tela a técnica da ponderação de interesses e verifica-se sua adequação no caso concreto examinado. Ao final, propõe-se nova leitura do § 4º do art. 220 da Lei Fundamental, de modo a evidenciar que o texto constitucional não só legitima, mas também reclama eventual intervenção legislativa com o propósito de concretizar a proteção dos valores relativos à saúde.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.subjectLiberdade de Expressãopt_BR
dc.subjectPublicidadept_BR
dc.subjectDireito Constitucional, Brasilpt_BR
dc.subjectPrincípio da Ponderaçãopt_BR
dc.subjectDireito à Saúdept_BR
dc.titleInteresses em jogo na constituição brasileira: o juízo de ponderação na solução do conflito entre publicidade comercial e proteção à saúde.pt_BR
dc.typeTese de mestradopt_BR
dc.location.countryBRApt_BR
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