Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1524
Título: O direito fundamental à saúde e a reserva do possível.
Autor(es): Machado, Suelene Maria de Sousa
Palavras-chave: Direitos Fundamentais, Saúde;Reserva do Possível, Custos;Reserva do Possível;Políticas Públicas
Citação: MACHADO, Suelene Maria de Sousa. O direito fundamental à saúde e a reserva do possível . Brasília, 2014. 54f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O objetivo deste trabalho é pesquisar o quanto a concretização do direito fundamental à saúde é impactada pelo uso da noção de reserva do possível pelo Estado. Para tanto, buscou-se analisar o direito fundamental à saúde e as barreiras existentes a sua eficácia plena, dentre elas, a escassez de recursos públicos e o conseqüente uso pelo Estado da reserva do possível. Assim, na tentativa de clarificar os contornos legais que permeiam o direito fundamental à saúde e o Sistema Único de Saúde, buscou-se demonstrar o seu caráter subjetivo e de aplicabilidade imediata a ele inerentes. Além disso, discorreu-se sobre a questão dos custos dos direitos, no sentido de representarem, por vezes, verdadeiras barreiras à eficácia plena do direito fundamental à saúde. Para melhor entender a reserva do possível, buscou-se contextualizar sobre sua origem, recepção no Brasil e suas dimensões, fática, jurídica e negativa. Abordaram-se, também temas relacionados a políticas públicas, separação de poderes e aplicação da noção de reserva do possível pelo Supremo Tribunal Federal, com o intuito de inferir sobre a legitimidade dessa Corte na seara de aplicação dos direitos fundamentais. E por fim, importante se fez tratar das possibilidades de superação dos limites impostos pela reserva do possível. Na última seção foi apresentada a conclusão da situação- problema que motivou o presente trabalho.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1524
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Suelene Maria de Sousa Machado.pdf476.38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.