Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1528
Título: Os limites da validade da renúncia e da transação extrajudicial de direitos trabalhistas em programas de demissão voluntária.
Autor(es): Queiroz, Sanuse Martins de
Palavras-chave: Direito do Trabalho, Demissão;Demissão Voluntária;Programa de Demissão Voluntária
Citação: QUEIROZ, Sanuse Martins de. Os limites da validade da renúncia e da transação extrajudicial de direitos trabalhistas em programas de demissão voluntária. Brasília, 2014. 57f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho visa analisar as divergências que surgem sobre as implantações dos Planos de Demissão Incentivada, os quais têm sido adotados pelas grandes empresas como alternativa para redução do quadro funcional. Os empregados são atraídos pelas vantajosas ofertas pecuniárias, entretanto, para evitar uma possível demanda judicial, os empregadores adotam, nos termos de adesão aos Programas de Demissão, cláusulas de quitação geral e irrestrita para rescisão contratual. Tal medida confronta a Orientação Jurisprudencial nº 270 e o Enunciado nº 330 do Tribunal Superior do Trabalho, os quais determinam que a transação extrajudicial implica quitação exclusivamente das parcelas e valores constantes do recibo. São verificados os institutos da renúncia de direitos e transação extrajudicial na esfera civil em detrimento das normas e princípios adotados no Direito do Trabalho, bem como o entendimento dos Tribunais Superiores, para possível definição do tema. Como caso concreto, é analisada a situação do Programa de Demissão Incentivada, implantado pelo Banco do Estado de Santa Catarina, em que ainda é aguardada a manifestação do Supremo Tribunal Federal sobre a aplicabilidade da OJ. nº 270, tendo em vista as peculiaridades que foram adotadas no referido programa.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1528
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Sanuse Martins de Queiroz.pdf518.71 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.