Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1603
Título: Direito constitucional processual e o novo procedimento de liquidação de sentença
Autor(es): Espindola, Gheysa Mariela
Palavras-chave: Direito Constitucional Processual;Efetividade do Processo;Liquidação de Sentença
Editor: IDP/EDB
Citação: ESPINDOLA, Gheysa Mariela. Direito constitucional processual e o novo procedimento de liquidação de sentença. Brasília: IDP/EDB, 2014. 40f. -Monografia (especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O trabalho apresentado trata a respeito do novo procedimento da liquidação de sentença, introduzido pela Lei 11.232/05. Este novo procedimento veio a atender a reforma do Poder Judiciário, em razão da alteração Constitucional feita pela Emenda Constitucional n° 45/04, que acrescentou ao artigo 5° da Constituição o direito individual e coletivo da razoável duração do processo. A fim de atender ao novo comando constitucional, o Código de Processo Civil sofreu uma série de alterações, entre elas, o novo procedimento de liquidação de sentença. Este novo procedimento foi inovador no direito processual brasileiro trazendo uma série de benefícios para a celeridade e economia do processo. Dentre elas, podemos destacar: o cumprimento da sentença nos próprios autos da ação de conhecimento, os cálculos apresentados pelo próprio advogado e a intimação do devedor, na pessoa de seu advogado, se constituído nos autos. Este trabalho tem por objetivo discutir estas inovações e ressaltar a importância de alterações na lei processual que possam contribuir para que o mandamento constitucional da razoabilidade do processo seja observado e alcançado a tempo de realmente prestar a tutela jurisdicional a todos os jurisdicionados.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1603
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Gheysa Mirela Espindola.pdf402.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.