Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/161
Título: A partição dos Poderes da União e a necessidade de equilíbrio institucional como elemento de sustentabilidade do estado democrático de direito.
Autor(es): Aquino, Fernando Aurélio de Azevedo
Orientador(es): Alckmin, José Eduardo Rangel de
Palavras-chave: Poderes da União;Estado Democrático;Separação de Poderes;Equilibrio Institucional
Citação: AQUINO, Fernando Aurélio de Azevedo. A participação dos Poderes da União e a necessidade de equilíbrio institucional como elemento de sustentabilidade do Estado democrático de direito. Brasília, 2009. 51f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O conceito de Estado é apresentado aqui a partir da renúncia do direito que o indivíduo em estado de natureza faz ao buscar segurança, estabilidade. É, portanto, um conceito dinâmico. O Estado de direito, por sua vez, é apresentado como aquele dotado do monopólio do poder de legislar, julgar e executar conforme as leis, sempre tendo em vista o bem da sociedade que o constituiu. A democracia, após algumas considerações, é reconhecida como o sistema em que a maioria governa e a minoria tem seus direitos assegurados, de onde se evolui até se atingir a definição de Estado democrático de direito. Uma reflexão, mesmo que perfunctória, das teorias da partição dos Poderes da União e da intervenção mínima de um Poder nas funções de outro Poder da União, revela a importância do equilíbrio institucional, sem o qual o Estado democrático de direito nada mais seria do que uma construção imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político-econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem-estar do povo, um sonho, uma quimera. Essa assertiva é analisada sob a luz de conjunturas factuais e ficcionais apresentadas neste trabalho tais como edição de medidas provisórias no sistema presidencialista de governo, decisões judiciais, ações e omissões do Poder Legislativo. Embora se tratando de um ensaio acadêmico, cuja liberdade de opinião não deve ser limitada, evitou-se aqui apresentar manifestação apaixonada e expressões ácidas, especialmente quando se tratou de circunstâncias concretas.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/161
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Fernando Aurélio de Azevedo Aquino.pdf158.67 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.