Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1616
Título: A responsabilidade dos Shopping Centers pelo fato do serviço nas dependências do estacionamento contíguo.
Autor(es): Pedras, Lucas Salim Vilela
Palavras-chave: Contratos;Shopping Centers, Serviços;Responsabilidade Civil
Editor: IDP/EDB
Citação: PEDRAS, Lucas Salim Vilela. A responsabilidade dos shopping centers pelo fato do serviço nas dependências do estacionamento contíguo. Brasilia: IDP/EDB, 2014. 55p. -Monografia(Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O escopo deste trabalho reside na análise da responsabilidade dos Shopping Centers pelos fatos dos serviços ocorridos nos estacionamentos contíguos. Para tanto, verificar-se-á, inicialmente, o conceito de fato do serviço e a sua extensão no que tange a estes Centros Comerciais. Consignada essa premissa, analisar-se-á a responsabilidade dos Shoppings Centers por esses eventos em três hipóteses distintas, recorrentes no âmbito empresarial, quais sejam: 1) Shopping Center na condição de proprietário do espaço físico do estacionamento, com a exploração dos serviços, de forma gratuita ou onerosa, por intermédio de empresa especializada nesses serviços; 2) Shopping Center na condição de proprietário e mero locador do espaço físico do estacionamento; e 3) Shopping Center na condição de não proprietário e não explorador do espaço físico do estacionamento, hipótese usualmente encontrada nos Centros Comerciais próximos a estacionamentos públicos. Após a análise dessas situações, tanto em um âmbito doutrinário, quanto em uma seara jurisprudencial, identificar-se-ão quais teses podem ser utilizadas para responsabilizar, ou isentar, os Shoppings Centers, a depender do caso concreto, à luz de uma pesquisa dogmática.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Advocacia Empresarial, Contratos e Responsabilidade Civil no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1616
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Lucas Salim Vilela Pedras.pdf644.74 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.