Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1635
Título: Análise sobre o cabimento do recurso excepcional adesivo cruzado no atual ordenamento jurídico brasileiro.
Autor(es): Araújo, Neyanne Felipe
Orientador(es): Binder, César Augusto
Palavras-chave: Processo Civil, Recursos;Recurso Excepcional;Recurso Adesivo
Editor: IDP/EDB
Citação: ARAÚJO, Neyanne Felipe. Análise sobre o cabimento do recurso excepcional adesivo cruzado no atual ordenamento jurídico brasileiro. Brasília: IDP/EDB, 2014. 65 f.- Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A partir do estudo do Direito Processual Civil, mais especificamente o que concerne aos recursos extraordinário e especial adesivos, percebe-se a possibilidade da interposição de tais recursos na forma cruzada, ou seja, recurso especial aderindo a extraordinário e vice-e-versa. Em que pese a situação fática ter real probabilidade de ocorrer, a atual jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça não permite essa modalidade de interposição, entendendo, em síntese, a ocorrência de preclusão da matéria e impossibilidade de existência do adesivo se inexistente o principal. Contudo, tal entendimento mitiga a celeridade e a economia processual, objetivos precípuos do recurso adesivo, bem como gera insegurança jurídica à parte, que opta, por exemplo, por não interpor o recurso especial no prazo para o recurso principal, podendo ser prejudicada caso a parte apenas interponha o recurso extraordinário. Assim, necessário se faz o estudo das razões para admissão da interposição dessa forma.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para a obtenção do título em Direito Processual Civil no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1635
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Neyanne Felipe Bezerra Araujo.pdf814.84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.