Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1673
Título: Dignidade da pessoa humana: processo administrativo fiscal e a súmula vinculante n. 24 do Supremo Tribunal Federal.
Autor(es): Gomes, Carolyn Welch
Orientador(es): Valadão, Marcos Aurélio Pereira
Palavras-chave: Dignidade da Pessoa Humana, Crimes;Direito Tributário;Ordem Tributária, Crime;Crime Tributário;Processo Administrativo Fiscal;Ação Penal
Editor: IDP/EDB
Citação: GOMES, Carolyn Welch. Dignidade da pessoa humana: processo administrativo fiscal e a súmula vinculante n. 24 do Supremo Tribunal Federal. Brasília: IDP/EDB, 2014. 102p. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A presente monografia tem por objeto analisar da prescindibilidade ou não do processo administrativo fiscal como mais uma condição de efetivação do princípio mor da Constituição Federal, a dignidade da pessoa humana. Para tal desiderato, no primeiro capítulo será feita uma tentativa de encontrar um conceito de dignidade da pessoa humana, com fundamento na obra de Immanuel Kant, Fundamentação da Metafísica, para a análise do presente estudo. No segundo capítulo, mostrar-se-á noções gerais e relevantes do Direito Tributário, ainda, serão analisados os crimes contra a ordem tributária, tipificados no art. 1º da Lei nº 8137/90 para análise da súmula vinculante nº 24 e analisado o momento de constituição do crédito tributário. Por fim, no terceiro capítulo, será discutida toda a matéria em questão com fundamento na dignidade da pessoa humana, partindo a análise do HC . 96.324 do Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1673
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Carolyn Welch Gomes.pdf477.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.