Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1680
Título: A ausência de regulação da imprensa no Brasil : reflexões da experiência inglesa - o caso News of the World.
Autor(es): Seixas, Isabela Marques
Palavras-chave: Liberdade de Imprensa, Brasil;Liberdade de Imprensa, Regulação;Imprensa, Brasil, Regulação;Liberdade de Expressão, Brasil
Editor: IDP/EDB
Citação: SEIXAS, Isabela Marques. A ausência de regulação da imprensa no Brasil : reflexões da experiência inglesa - o caso News of the World. Brasília : IDP/ EDB, 2014. 66 f . - Monografia (Especialização) .Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem por escopo compreender o tratamento jurídico dado ao direito à liberdade de imprensa no Brasil, sob a perspectiva do direito comparado, notadamente, da regulação do tema pela Inglaterra. Propõe-se analisar o acórdão proferido na Ação e Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 130, na qual o Supremo Tribunal Federal enfrenta a possibilidade de regulação infraconstitucional da imprensa, ocasião em que concluiu pela não recepção da Lei nº 5.520, de 1967. Diante esse cenário de vazio regulatório, optou-se pelo estudo do modelo de autorregulação da imprensa, historicamente instituído na Inglaterra, e suas recentes mudanças ocorridas em resposta a uma série de escândalos atribuídos ao tabloide “News of the World”. Especificamente, analisar-se-á o Relatório publicado pelo juiz Leveson, resultado de um inquérito que buscou avaliar a situação da cultura, práticas e ética da imprensa inglesa, bem como a Carta Real sobre a Autorregulação da Imprensa, que exsurge como um novo modelo autorregulatório da imprensa britânica, uma vez que procura solucionar os problemas do modelo anterior. Essa experiência estrangeira sobre o tema é tomada, por fim, como base de reflexão do assunto pelo direito brasileiro, notadamente, no que tange à necessidade e ao alcance de eventual tratamento legal da questão.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito da Regulação no curso de pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público-IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1680
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Administrativo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Isabela Marques Seixas.pdf901.9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.