Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1684
Título: Inconstitucionalidade da lei complementar 105/2001.
Autor(es): Jaguaribe, Pedro Raposo
Palavras-chave: Sigilo Bancário;Direito a Privacidade;Administração Tributária;Sigilo Bancário, Quebra
Editor: IDP/EDB
Citação: JAGUARIBE, Pedro Raposo. Inconstitucionalidade da lei complementar 105/2001. Brasília : IDP/EDB, 2014. 46 f. - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente estudo apresenta os principais posicionamentos das correntes contrária e a favor da Lei Complementar nº 105/2001, regulamentada pelo Decreto nº. 3.724/2001. Os referidos diplomas legislativos são responsáveis pela legitimação da autoridade administrativa em efetuar a quebra automática de sigilo bancário do contribuinte. O ponto cerne do trabalho consiste na discussão da possível supressão de algumas garantias constitucionais, como a reserva da jurisdição e algumas dimensões dos princípios. Antes de adentrar com profundidade ao tema, faz-se necessário tecer uma pequena síntese da evolução histórica do sigilo bancário, seu conceito, o objeto protegido, as hipóteses de mitigação previstas na CRFB/88, bem como valorar-se os legitimados pela Lei Maior e pela legislação infraconstitucional que podem mitigar a garantia constitucional. No que tange ao mérito da polêmica, analisamos alguns direitos e garantias fundamentais, possivelmente ofendidos pela publicação da legislação em comento. Em resumo, o objeto do presente trabalho consiste no fornecimento de elementos conceituais e legislativos que possibilitem auferir a constitucionalidade da Legislação em questão.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-graduação lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1684
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Pedro Raposo Jaguaribe.pdf379.21 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.