Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1691
Título: Natureza jurídica da ação: impactos no instituto da penhora e no campo tributário.
Autor(es): Campião, Luiz Armando
Orientador(es): Vera, Flávia Santinoni
Palavras-chave: Títulos de Crédito;Mercado de Capitais;Títulos de Crédito, Definição;Títulos de Crédito, Natureza Jurídica
Editor: IDP/EDB
Citação: CAMPIÂO, Luiz Armando. Natureza jurídica da ação: impactos no instituto da penhora e no campo tributário. Brasília: IDP/EDB, 2014. 50 f . - Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direto Público .
Resumo: O presente trabalho investiga a natureza jurídica da ação das sociedades empresárias. Para isso, é necessário fazer uma análise dos seguintes tópicos: (a) surgimento e desenvolvimento dos títulos de crédito; (b) definição de mercado de capitais; (c) peculiaridades do ramo do Direito que estuda os ativos financeiros; (d) definição de título de crédito e ação, bem como requisitos e classificação; (e) conceituação de natureza jurídica; (f) comparação entre as correntes de pensamento; (f) visão da jurisprudência pátria; e, finalmente, (g) visão do legislador sobre o tema. Não se pode deixar de mencionar que a conclusão (se a ação é ou não um título de crédito), gera impactos diversos no mundo jurídico. Em outros termos, se tomar-se como exemplo o instituto da penhora e a incidência tributária, consequências diversas advirão, caso se considere a ação um título de crédito. Palavras chaves: Mercado de capitais. Relação com a sociedade. Relação com o Estado. Relação com o Direito. Crédito. História. Conceito de mercado de capitais. Direito Comercial. Campo de Aplicação. Linha divisória com o Direito Civil. Autonomia. Relação com outras ciências. História. Título de Crédito e Ação. Conceitos. Espécies. Classificação. Agentes que atuam no mercado de capitais. Natureza Jurídica. Conceito. Correntes de pensamentos. Jurisprudência. Legislação. Impactos no mundo jurídico.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do titulo de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós- Graduação Lato sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público - IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1691
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Luiz Armando Lopes Campião.pdf488.24 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.