Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1702
Título: Participação democrática no desenvolvimento das políticas de segurança pública: uma abordagem acerca da atuação do conselho comunitário de segurança da cidade satélite do Gama, DF.
Autor(es): Magalhães, Ronnie Von Moreira
Palavras-chave: Democracia;Cidadania;Politicas Públicas, Segurança Pública;Seguranca Pública, Distrito Federal
Editor: IDP/EDB
Citação: MAGALHÃES, Ronnie Von Moreira. Participação democrática no desenvolvimento das políticas de segurança pública: uma abordagem acerca da atuação do conselho comunitário de segurança da cidade satélite do Gama, DF. Brasilia: IDP/EDB, 2015. 74f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem por objeto de estudo dos Conselhos Comunitários de Segurança Pública no âmbito do Distrito Federal, especificamente o Conselho Comunitário da cidade satélite do Gama-DF. Propõe averiguar de que modo e em que medida essa instância participativa contribuiu para o desenvolvimento das políticas relacionadas à segurança pública naquela localidade no período de 2013 a 2014. Para tanto, discorre em breves considerações acerca da democracia e cidadania, passando pelos paradigmas do Estado Social e Liberal até o advento do Estado Democrático, quando a democracia consolida-se como o único regime político capaz de assegurar o real exercício do poder pelo povo e o estabelecimento de da cidadania. Apresenta dados sócio-demográficos da cidade do Gama, e versa, também, acerca da definição, finalidade, natureza jurídica e previsão legal dos Conselhos Comunitários de Segurança participação popular, enfatizando sua importância na consolidação da democracia participativa. Por fim, analisa a atuação do Conselho comunitário, a partir da verificação e análise das atas das reuniões e relatórios disponibilizados, apresentando a sistemática das reuniões, as perspectivas e dificuldades enfrentadas e resultados práticos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Público, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público –IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1702
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Ronnie Von Moreira Magalhães.pdf12.31 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.