Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1704
Título: O novo cenário do controle difuso de constitucionalidade das normas do direito brasileiro: prevalência dos precedentes, controle de sentenças e atos normativos e a obsolescência da atuação do Senado Federal.
Autor(es): Khodr, Amir Barroso
Palavras-chave: Controle Concentrado de Constitucionalidade, Norte Americano;Controle Difuso de Constitucionalidade, Brasil;Controle Difuso de Constitucionalidade, Senado Federal;Controle de Atos Administrativos, Senado Federal.;Controle de Sentença, Senado Federal
Editor: IDP/EDB
Citação: KHODR, Amir Barroso. O novo cenário do controle difuso de constitucionalidade das normas do direito brasileiro: prevalência dos precedentes, controle de sentenças e atos normativos e a obsolescência da atuação do Senado Federal. Brasilia: IDP/EDB, 2015. 117f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O controle incidental de constitucionalidade brasileiro, introduzido pela Constituição de 1891, foi a sistemática encontrada pelo direito brasileiro para se conferir ao Poder Judiciário a competência de analisar a lei eivada de inconstitucionalidade. O controle incidental obteve influências diretas do direito norte-americano, no entanto, olvidou-se de conferir eficácia geral aos julgados oriundos das Cortes Superiores – conforme a doutrina consuetudinária do stare decisis. Apenas com a o advento da Constituição de 1934 é que tal problemática pareceu solucionada, através da introdução de dispositivo constitucional que previa a suspensão da execução da lei inconstitucional pelo Senado Federal, após a declaração em caráter definitivo pelo Supremo Tribunal Federal. Apesar da fórmula de 1934 ser incialmente considerada como a expressão do stare decisis no Brasil, tal mecanismo conferiu papel subjetivo à atuação do Senado Federal, gerando-se uma das maiores discussões relativas ao direito constitucional brasileiro. Em virtude da complexidade do mecanismo da suspensão da execução, parte minoritária da doutrina a sustentava a alteração do papel do Senado Federal, tornado sua atuação para o caráter objetivo com intuito de dar mera publicidade aos precedentes do Supremo Tribunal Federal. Incialmente uma corrente minoritária que encontrava inúmeras críticas, tal entendimento voltou a possuir extrema relevância após a proposição da Reclamação n.º 4.335/AC. Atualmente, a tal corrente ganha força, propondo a releitura da atuação do Senado Federal através mutação constitucional.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Constitucional, no curso de Pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público –IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1704
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Amir Barroso Khodr.pdf942.11 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.