Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1716
Título: Direito a execução e extrafiscalidade no IPI.
Autor(es): Carvalho, Vanda Ferreira
Palavras-chave: Direito á Educação;FUNDEB, IPI;FPE,IPI;Gastos Tributários;Imposto sobre Produtos Industrializados, IPI
Editor: IDP/EDB
Citação: CARVALHO, Vanda Ferreira. Direito a educação e extrafiscalidade no IPI. Brasília: IDP/EDB, 2015. 72f. -Monografia (Especialização). Instituo Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Direito à educação e extrafiscalidade do IPI. A Educação foi proclamada, em 1948, instrumento de concretização dos Direitos Humanos. Considera-se o direito à Educação instituto sujeito à imutabilidade constitucional. Diversos fundos constitucionais são mecanismos de financiamento da Educação, objetivando-se a redução de profundas desigualdades socioeconômicas. A Constituição Federal estabelece autonomia política-administrativa dos Entes federados. Mas, Estados com baixa arrecadação de tributos locais são dependentes de transferências de receitas arrecadadas pela União. A Constituição prevê a intervenção econômica, por meio do sistema tributário. A crise global da economia em 2008 justificou aumentos de gastos tributários, que impactam receitas destinadas à educação básica. Examina-se a existência de conflito entre normas tributárias indutoras e preceito constitucional pétreo, à luz de abordagens jurídicas tanto de orientação tributária, como econômica. Pelo exame da doutrina, de dados oficiais e da Constituição Federal, mecanismos de compensação podem ser considerados válidos para a gestão do conflito. A definição jurisprudencial de limites à extrafiscalidade é um tema sob análise crescente, e necessária, pelo Supremo Tribunal Federal.
Descrição: Monografia apresenta como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direito Tributário e Finanças Públicas no curso de Pós-Graduação Lato sensu Do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1716
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Vanda Ferreira Carvalho.pdf894.72 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.