Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1719
Título: A presunção relativa na recusa a perícia em DNA .
Autor(es): Martins, Euler Corrêa
Palavras-chave: Filiação;Paternidade;Reconhecimento de Paternidade;Investigação de Paternidade
Editor: IDP/EDB
Citação: MARTINS, Euler Corrêa. A presunção relativa na recusa a perícia em DNA. Brasília: EDB/IDP, 2015. 57f. - Monografia (Especialização).Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: A Constituição Federal de 1988 provocou uma importante alteração no Direito de Família através do princípio da igualdade da filiação. Introduziu no ordenamento jurídico uma mudança de valores nas relações familiares, que conferiu aos filhos de pais não casados os mesmos direitos dos advindos de uma vinculação matrimonial. Entretanto, por uma questão lógica e de equilíbrio do sistema, os nascidos de uma relação isenta de casamento não aproveitam a presunção legal de paternidade, devendo valer-se, em caso de resistência, da ação de investigação para obter o reconhecimento da filiação paterna, cuja principal prova é a perícia médico-legal genética pelo sistema DNA. A problemática do presente trabalho surge do embate entre os direitos fundamentais constitucionalmente assegurados do indigitado pai de recusar-se ao exame genético, bem como do filho de ter conhecimento de sua paternidade, solucionado pela aplicação dos princípios da proporcionalidade e razoabilidade, que beneficiam àquele com a impossibilidade de submissão coativa, e este com a presunção relativa em face da recusa. Ademais, a presunção representa uma prova indiciária, devendo ser confrontada com outras que são produzidas no curso do processo para formação do convencimento do magistrado, não podendo este julgar procedente o pleito inicial unicamente em face da rejeição.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Direto Processual Civil no curso de Pós- Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1719
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Euler de Moraes Martins.pdf380.61 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.