Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/172
Título: A repercussão jurídica da aplicação do código de defesa do consumidor aos serviços notariais e de registro
Autor(es): Morato, Nilton
Orientador(es): Santana, Héctor Valverde
Palavras-chave: Defesa do Consumidor;Serviços Notariais;Norma Jurídica;Responsabilidade Civil
Citação: MORATO, Nilton. A repercussão jurídica da aplicação do código de defesa do consumidor aos serviços notariais e de registro. Brasília, 2009. 68p. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: O presente trabalho tem como foco a análise da repercussão jurídica da aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos serviços notariais e de registro. Nesse sentido, torna-se relevante não só conhecer a natureza das normas de defesa do consumidor a partir da Constituição Federal, como às questões atinentes aos benefícios advindos da aplicação desse diploma legal a uma categoria de serviços que está intimamente ligada a uma gama de necessidades de toda uma coletividade. Não obstante esse panorama social, a doutrina e a jurisprudência, ainda discutem acerca da natureza desses serviços, bem como sobre o sistema adequado de responsabilização civil a ser aplicado à espécie na ocorrência de danos aos destinatários finais desses serviços. A partir desse contexto sócio jurídico entendemos pela pertinência da aplicação do Código de Defesa do Consumidor aos serviços notariais e de registro não só considerando a natureza de ordem pública das normas de proteção ao consumidor, com pelo fato de que estas foram postas pelo legislador originário com a intenção de proteger direitos fundamentais de uma coletividade vulnerável. Pretendemos, após a análise da atividade notarial e de registro a partir Constituição Federal, legislação aplicável, doutrina e jurisprudência,contribuir para a evolução do sistema de proteção ao consumidor.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito em Contratos e Responsabilidade Civil, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/172
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Nilton Morato.pdf364.32 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.