Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/1722
Título: Paternidade socioafetiva em relação sem vínculo sangüíneo: filhos de criação.
Autor(es): Santos, Mariana Silveira
Palavras-chave: Direito de Família;Filiação;Filhos de Criação, Jurisprudência
Editor: IDP/EDB
Citação: SANTOS, Mariana Silveira. Paternidade socioafetiva em relação sem vínculo sangüíneo: filhos de criação. Brasília: IDP/EDB, 2015. 47f. -Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito público.
Resumo: O Direito Civil e o Direito de Família recorrem a Constituição Federal, já que nela existem os preceitos a serem seguidos pela sociedade, e devido isso acabam sendo conhecidos por Direito Civil Constitucionalizado. Esse direito abarca os princípios que são utilizados tanto pelos civilistas como pelos constitucionalistas, como é o caso do princípio da dignidade humana. O Direito de Família, por conseqüência de suas modernizações, baseia-se principalmente na sócio-afetividade, ou seja, o afeto ditará como que as relações familiares se estabelecem e como acontecem os “processos adotivos”. Os filhos de criação surgem como modalidades de filho aonde se equiparam com os adotados “à brasileira” e conceituase e estabelece parâmetros para que não exista a diferenciação entre os filhos. A metodologia dedutiva foi utilizada para chegar à conclusão de que os filhos de criação deveriam ter o mesmo tratamento que qualquer outro filho, inclusive tendo não só os mesmos direitos, como também os deveres.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Advogacia Empresarial, Contratos, Responsabilidade Civil e Família no curso de pós-Graduação Lato Sensu do Instituto Brasiliense de Direito Público- IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/1722
Aparece nas coleções:Especialização em Direito Constitucional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Mariana Silveira Santos.pdf230.27 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.