Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.idp.edu.br//handle/123456789/173
Título: Sesi e Senai: entidades parasindicais regime jurídico e natureza de seus contratos
Autor(es): Batalha, Sidney Ferreira
Orientador(es): Pereira, Flávio Henrique Unes
Palavras-chave: Contrato;Contrato Administrativo;SESI;SENAI
Citação: BATALHA, Sidney Ferreira. SESI e SENAI: entidades parasindicais regime jurídico e natureza de seus contratos. Brasília, 2009. 57f. –Monografia (Especialização). Instituto Brasiliense de Direito Público.
Resumo: Possuindo os Serviços Sociais Autônomos natureza jurídica de direito privado, sua relação com o Poder Público é de mero colaborador, sem fazer parte de sua estrutura. Suas atividades no campo da assistência social e formação profissional são financiados com recursos de natureza parafiscal e/ou parasindical, que lhes são destinados por lei e integralmente aplicados em suas finalidades e condicionantes institucionais. Em razão da sua natureza privada, tais recursos para-tributários ao incorporarem o patrimônio dessas entidades perdem a natureza de recurso público, na medida que não advém de recursos orçamentários da União, de modo que a gestão financeira dos Serviços Sociais Autônomos também é totalmente privada, não cabendo a interpretação de que seu processo de compras e contratação seja regulado, mesmo que subsidiariamente, pela Lei nº 8.666/93 nem que tais entidades tampouco celebrem contratos administrativos. Nesse sentido procura-se, por meio deste estudo, demonstrar a natureza privada dos Serviços Sociais Autônomos, tanto quanto do seu regime jurídico como dos seus contratos.
Descrição: Monografia apresentada como requisito parcial para obtenção do título de Especialista no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Direito em Contratos e Responsabilidade Civil, do Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP.
URI: https://repositorio.idp.edu.br/123456789/173
Aparece nas coleções:Outras Especializações

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Monografia_Sidney Ferreira Batalha.pdf222.86 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.